top of page
Buscar
  • Foto do escritorSara Camacho

Siena

Atualizado: 17 de nov. de 2018




Eram oito horas da manhã do dia 13 quando parei na Piazza del Campo. Passaram pessoas e carros por mim, mas aqueles 5 minutos foram meus. Foi quando olhei para a Torre del Mangia e percebi que não há melhor símbolo para representar um sorriso na minha cara que aquele. Ela brilhava à luz dos meus olhos ou pelas lágrimas que neles se começaram a formar. Aquele último olhar em redor fez-me perceber que 5 meses passaram demasiado rápido, que vivi muito e que tenho pessoas que vou levar para sempre comigo. Voltei de longe, para casa, ao mesmo tempo que deixei uma cidade que se tornou minha casa para trás.


Passaram 4 meses que isso aconteceu. Revivo muitas vezes todo o percurso que fiz por aquelas ruas, vezes e vezes. A cidade continua lá. A minha história de Erasmus também. As pessoas é que não. Durante a minha estadia em Itália parecia que era tudo tão perto, menos voltar a Portugal. Foi num misto de alegria, por voltar a casa, e tristeza, por me ir embora da cidade que faz corridas de cavalos, que percebi que foi a melhor escolha que fiz.


Vivi 5 meses num conto de fadas que vou para sempre recordar. Por um espanhol que testou sempre a minha paciência e decidiu cair da mota no meio da Toscana, por um alemão com habilidades para dançar reggaeton, por um handsome perito em photobomb, ou por um irlandês que insistiu nomear a língua portuguesa como algo de Slavic-Romanian. Mas, principalmente, por duas gregas que animaram todas as minhas noites, por um português que nunca aprendeu a fazer o meu move de dança, por uma portuguesa mais viciada em Café que eu a ouvir Beyoncé ou uma brasileira que não sabe sambar, mas que mexe o bumbum melhor do que ninguém.


O Erasmus representou muito mais que passar noites em autocarros, alterar exames para poder assistir a um concerto, ou passar 5 horas ao sol para assistir a 90 segundos de corrida de cavalos e ser engolido pela multidão. Erasmus são as pessoas que o fazem e que continuarão a fazer. Em Portugal, em qualquer parte da Europa, ou se necessário a atravessar um oceano. Seja em português, inglês ou italiano. Seja a tentar perceber o alemão, a gritar Malaka para toda a gente ou a explicar que em Portugal não se fala espanhol.


Todas as quartas-feiras foram sinónimo de Philadelphia e Al Cambio. As festas de contradas começaram a aparecer por todo o lado e, sem que nos apercebêssemos, o Palio estava à porta. Fiz demasiadas coisas em Itália. Fui ao Vaticano antes de ir a Fátima, comi demasiada pizza e não me fartei dos gelados. Estive na casa de Julieta, no Coliseu e passeei de barco pelos canais de Veneza. Vi o Palio. Vi o Papa. Vi a Beyoncé.


Lembro-me das ruas por onde era habitual passear cobertas de neve, dos sete graus negativos, das tardes na Piazza quando o sol começou a aparecer, dos jogos de futebol com todas as nacionalidades possíveis e imaginárias, das minhas colegas de social media marketing, das paellas do Adrian. De muita coisa. Mas, ainda hoje, há demasiadas coisas que me fazem lembrar Itália. O simples perfume que lá usava, e que ainda tenho, é uma delas.


Eu tive medo e inseguranças. Não fui com toda a confiança, mas saí de lá com ela. Enfrentei neve, viagens de 9 horas de autocarro, burocracias de faculdades, exames em italiano e um mundial de futebol que, para além de apoiar Portugal, apoiava quase todas as seleções.


Viajei, pela primeira vez, sozinha, para um destino não português que me permitiu conhecer-me muito mais do que aquilo que imaginava já saber. Nunca soube para onde ia e o que esperar, mas fui. Com o coração apertado por deixar para trás tudo o que me moveu a acreditar e a ir sem medo. Se me dividia sempre entre Madeira e Lisboa, agora, Itália veio juntar-se à lista.


Erasmus nunca foi algo em vista desde que entrei na faculdade, mas que aconteceu. No momento inicial do processo, ainda em Portugal, não da melhor forma. No entanto, talvez tenham sido todos esses motivos que me motivaram ainda mais para continuar e voar mais e mais alto. Era uma realidade diferente. Uma ideia que assustava. Porém, não poderia ter pedido melhor.


Senti saudades, desejei viver certos momentos que se estavam a passar na minha ausência, quis tocar bandolim e se queria voltar para casa, tinha motivos que me fizeram querer ficar. Mas esses, agora já não estão em Itália. Estão por aí. No entanto, se há coisa que sei, é que esta família, ninguém ma tira. Regressei de Itália com cartões de memória cheios, com mais de 5 mil fotografias no telemóvel e centenas de vídeos que se dividem entre a Andressa e o Manuel. Mas, sobretudo, voltei de coração cheio.


“Tell me why

Ain't nothin' but a heartache

Tell me why

Ain't nothin' but a mistake

Tell me why

I never want to hear you say

I want it that way”


Isto poderia ser um resumo do meu Erasmus, mas não é. Poderia ser tudo o que senti enquanto lá estive. Mas é impossível. Explicar 5 meses é algo que leva tempo. E, talvez à medida que o tempo vá passando se torne adequado falar de determinados episódios. Hoje, fica aqui a saudade. De querer voltar a Roma, Veneza, Puglia, Pisa, Florença, Milão e Siena. De querer voltar a sentir borboletas na barriga para ver pela primeira vez a Beyoncé. De querer voltar à última noite na Piazza que acabou às 6h da manhã. Hoje, fica a saudade. De querer abraçar cada um deles. Esperemos que esteja para breve.


Ri muito, diverti-me, estudei (mesmo que pensem que não), viajei e chorei. Mas se voltava a repetir tudo? Sem qualquer dúvida. E se estás com medo de alguma coisa? Vai. Faz valer a pena, cada minuto. Por ti e pela pessoa que vais voltar de lá.

(Fotos em baixo)

 

ENGLISH VERSION


It was eight o'clock in the morning of the 13th when I stopped at Piazza del Campo. People and cars passed by me, but those 5 minutes were mine. That's when I looked at Torre del Mangia and realized that there is no better symbol to represent a smile on my face than that. It shone in the light of my eyes or the tears that began to form in them. That last look around made me realize that 5 months passed too quickly, that I lived a lot and that I have people that I will take forever with me. I came back home, at the same time that I left a city that became my home behind.


It's been 4 months since that happened. I often go through the whole journey I've done through those streets, times and times. The city is still there. My Erasmus story too. But people are not. During my stay in Italy it seemed like everything was so close, less coming back to Portugal. It was a mix of joy, for returning home, and sadness, for leaving the city that does horse racing, when I realized that it was the best choice I made.


I lived 5 months in a fairy tale that I will always remember. By a Spanish who always tested my patience and fell off the bike in the middle of Tuscany, by a German with skills to dance reggaeton, by a handsome photobomb expert, or by an Irishman who insisted on naming the Portuguese language as something such as Slavic-Romanian. But, mainly, by two greeks who animated all my nights, by a Portuguese boy who never learned to make my dance moves, by a Portuguese girl more addicted to Café than I listen to Beyoncé or a Brazilian who does not know how to do samba, but moves her bumbum better than anyone else.


Erasmus represented much more than spending nights on buses, changing exams to be able to attend a concert, or spending 5 hours in the sun to watch 90 seconds of horse racing and be swallowed by the crowd. Erasmus are the people who do and will continue to do it. In Portugal, anywhere in Europe, or, if necessary, to cross an ocean. In Portuguese, English or Italian. Whether trying to understand German, shouting Malaka to everyone or explaining that we do not speak Spanish in Portugal.


Every Wednesday was synonymous of Philadelphia and Al Cambio. The contrada’s party began to appear everywhere, and without our noticing, the Palio was at the door. I did too many things in Italy. I went to the Vatican before going to Fatima, ate too much pizza and did not get enough of the ice cream. I was at Juliet's house in the Colosseum and I sailed by boat on the canals of Venice. I saw the Palio. I saw the Pope. I saw Beyoncé.


I remember the streets where I used to walk snow-covered, seven degrees negative, afternoons in the Piazza when the sun began to appear, football matches with all possible and imaginary nationalities, my colleagues in social media marketing, and Adrian's paellas. I did too much. But even today, there are too many things that remind me of Italy. The simple perfume that I used there, and I still have, is one of them.


I was afraid and insecure. I did not go with confidence, but I left with her. I fought snow, 9-hour bus rides, college bureaucracies, exams in Italian and a soccer world cup which, in addition to supporting Portugal, I supported almost all the teams.


I traveled, for the first time, alone, to a non-Portuguese destination that allowed me to know much more than what I imagined I already knew. I never knew where I was going and what to expect, but I went. With my heart tightened for leaving behind everything that moved me to believe and to go without fear. I always split between Madeira and Lisbon and, now, Italy has joined the list.


Erasmus has never been something in view since I entered college, but it happened. At the beginning of the process, still in Portugal, not in the best way. However, it may have been all those reasons that motivated me even more to continue and fly higher and higher. It was a different reality. An idea that frightened. But I could not have asked for better.


I missed Portugal, I wanted to live certain moments that were happening in my absence, I wanted to play mandolin and if I wanted to go home, there were reasons that made me want to stay. But these are now no longer in Italy. They're out there. However, if there is anything I know, it is that this family, no one takes it from me. I came back from Italy with full memory cards, with more than 5,000 photos on the cell phone and hundreds of videos that divide between Andressa and Manuel. But most of all, I came back with a heart full of everything.


“Tell me why

Ain't nothin' but a heartache

Tell me why

Ain't nothin' but a mistake

Tell me why

I never want to hear you say

I want it that way”


This could be a summary of my Erasmus, but it is not. It could be everything I felt while I was there. But it is impossible. Explaining 5 months is something that takes time. And, perhaps as time goes by it becomes appropriate to talk about certain episodes. Today, I missed a lot. From wanting to return to Rome, Venice, Puglia, Pisa, Florence, Milan and Siena. Of wanting to feel butterflies in the belly again to see Beyoncé for the first time. From wanting to come back to the last night on the Piazza which ended at 6am in the morning. Today I missed it a lot. I wanted to hug each one of them. Hopefully it will be soon.


I laughed a lot, had fun, studied (even if they think I didn’t), I traveled and I cried. But, what if I repeated it again? Without any doubt. What if you're scared of something? Just go. It's worth every minute. For you and the person that you will become.

Para,

To,


Andressa

Maria

José

Evridiki

Ioanna

Manuel

Dario

Niclas

Dan

Adrian

Emma

David

Cian

Paul

Lore

Sara

Sofia

Lucia

Miriam

Francesca

Paulina

Erika

Philadelphia ladies




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page